"RECANTO DA FANTASIA"

Introdução

Instalada em um espaço de 70m.2, é um  antes de tudo um espaço lúdico. As paredes são pintadas em tom de bege claro, abrigam prateleiras na mesma cor. O teto representa de um lado o dia, com nuvens e o sol e o outro lado a noite com a lua e estrelas fosforescentes.

Na divisão do teto, sobe uma coluna transformada em árvore,  cujas folhas verdes transparentes, são confeccionadas com material reciclável de refrigerante. Um arco íris atravessa de ponta a ponta o espaço. Esta decoração tem com meta um espaço  alegre, colorido, diferente, criado para que a criança possa brincar livremente e soltar sua imaginação. Esta decoração foi realizada, na parte do teto e da confecção da árvore pelos professores de Artes Plásticas Andréia Mourão Renata Nogueira  e Jean Carlos dos Santos, e na pintura dos móveis pela professora Luciana Estevam Pereira Siqueira.

O brincar, mais do que o próprio brinquedo, é importante para o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social da criança. Entretanto este não é um espaço exclusivo para crianças especiais, pelo contrário, toda criança precisa ter um espaço só dela, inclusive os bebês e no nosso caso até os familiares que freqüentam os Clube de mães.

Objetivo Geral

Na brinquedoteca a criança tem a oportunidade de experimentar e conhecer, explorar e manipular objetos, vivendo assim experiências diferentes, construindo seu conhecimento, desenvolvendo sua autonomia, criatividade e iniciativa. É fazer com que a criança desenvolva sua criatividade, tão ameaçada pela tecnologia.

Objetivos Específicos

Organização da Brinquedoteca

Canto do Faz de Conta - bonecas, casinhas, carrinhos, panelinhas, fazendinhas, exposto em prateleiras. O aluno escolherá livremente o brinquedo que quer interagir e será trabalhado pelos técnicos e professores durante este tempo.

Canto da Fantasia – separado por divisórias baixas, reproduz um camarim de teatro, com uma penteadeira, provida de maquiagens, uma arara com fantasias diversas, um cabide com acessórios e um espelho grande. O aluno escolhe livremente sua fantasia, se maquia e desempenha o papel que escolheu. Neste momento o aluno assimila a arte teatral.

Canto dos Jogos - interagindo com os jogos o aluno trabalha com os auxílio dos técnicos, a atenção, a concentração, a administração  da competição, trabalhar conceitos numéricos, as regras, resgata jogos folcloróricos, etc. Carteiras agrupadas em forma de círculos servem   de apoio.

Canto da Música - em conjunto com os jogo, temos o trabalho da música, que entre outros trabalhos, atua com uma bandinha.

Canto da Leitura – separado, por uma divisória os livros infantis estarão expostos em estantes abertas, os livros são escolhidos livremente pelos alunos. Os menores sentarão em mesinhas e os maiores terão almofadões confortáveis, para se acomodar no chão.

Função do Professor

Regras de Funcionamento

Equipe de Trabalho

Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogas, Fisioterapeutas, Professores, Coordenadora Pedagógica, Assistente Social e professores.

Clientela Assistida

Todos os alunos da Entidade e os familiares que freqüentam o Clube de Mães, que solicitaram terem também permissão para brincar, porque em sua maioria, não tiverem esta oportunidade na infância.

Reuniões

Encontros bimestrais com todos os integrantes do espaço. Tendo como objetivo resolver questões referentes às atividades desenvolvidas. Tais como discussões teóricas sobre temas diversos (infância, brincar, papel do brinquedista, estágios de desenvolvimento infantil, sexualidade) que possibilitem um melhor desenvolvimento do nosso trabalho diário. Orientação aos pais e professores.

Equipe Responsável pelo Projeto

Cristina Tereza Francisco de Queiroz - Fisioterapeuta
Eliana Eustaquio Simon Boarini - Fisioterapeuta
Eliana Pelozio dos Reis - Fonoaudióloga
Maria Terezinha Fachinetti Vuolo - Terapeuta Ccupacional
Silvana Neri Prata Maineri - Psicóloga

© 2003 APAE São João da Boa Vista - Todos os Direitos Reservados
textos: Ana Eugênia Zuany B. P. Biazzo
webdesign Gisele Schiavon